Saúde
Com voto favorável de parlamentares por Sergipe, Senado derruba rol taxativo da ANS
O Senado aprovou, nesta segunda-feira (29), o Projeto de Lei (PL) que derrubou o chamado ‘rol taxativo’, que lista procedimentos e tratamentos cobertos por planos de saúde. Os três senadores por Sergipe, Rogério Carvalho (PT), Maria do Carmo (PP) e Alessandro Vieira (PSDB) foram a favor da matéria.
A derrubada traz de volta o rol exemplificativo que torna a lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apenas como referência para os planos de saúde. Assim, os beneficiários poderão pedir a cobertura de tratamentos que não estejam na lista, desde que sejam reconhecidos por outras agências ou que haja comprovação científica.
O relator do texto e integrante da base do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Romário (PL-RJ), defendeu a derrubada do rol taxativo e manteve as mudanças aprovadas pelos deputados. “Hoje é um dia histórico. Inesquecível. Um dia em que a sociedade brasileira se mobiliza e vence o lobby poderoso dos planos de saúde. Um dia em que o direito à vida e à saúde prevalece ante a ganância e a usura”, disse ele.
De acordo com o PL, o tratamento ou procedimento prescrito por médico ou odontólogo que esteja fora do rol da ANS deverá ser autorizado pela operadora desde que: exista comprovação da eficácia, à luz das ciências da saúde, baseada em evidências científicas e plano terapêutico; ou exista recomendação pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde); ou exista recomendação de, no mínimo, um órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional, desde que sejam aprovadas também para seus nacionais.
Leia mais
Alexandre de Moraes nega limiar e mantém inelegibilidade de Valmir de Francisquinho
Leia os termos de uso