Saúde
Enfermeiros protestam em Aracaju contra suspensão da lei do piso salarial da categoria
Enfermeiros protestaram contra a suspensão da lei que criou o piso salarial da categoria, na manhã desta quarta-feira (7), em Aracaju. O ato aconteceu na mesma avenida onde mais cedo havia sido realizado o desfile militar em celebração ao Bicentenário da Independência do país.
Com jalecos, cartazes e palavras de ordem, os profissionais percorreram todo o trajeto da avenida, em manifestação contra a decisão do ministro Luiz Roberto Barroso em suspender o pagamento do piso salarial da categoria até que se faça um estudo de impacto financeiro.
“Nós da enfermagem não queremos nada que não nos cabe. Há 30 anos lutamos por um piso salarial e pelas 30 horas e não somos atendidos em nada”, desabafou a enfermeira Josevânia Sobrinho.
O ato não contou com a participação de representantes do sindicato da categoria.
Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado. A decisão vale até que sejam analisados dados detalhados dos estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades da área da saúde sobre o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões diante da implementação do piso. O prazo para que essas informações sejam enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) é de 60 dias.
Leia os termos de uso