Política
TRE-SE impugna candidatura de Valmir de Francisquinho ao governo de Sergipe
Em decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) impugnou a candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) ao governo de Sergipe, nesta quinta-feira (8). A decisão cabe recurso. Com isso, Valmir segue inelegível e terá um prazo mais curto para tentar reverter a sua situação eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em agosto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação do ex-prefeito de Itabaiana. Valmir e seu filho, Talysson de Valmir, candidato a deputado federal, tiveram as candidaturas contestadas pelo MP Eleitoral por terem sido condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018. De acordo com a ação, Francisquinho, que era prefeito do município de Itabaiana à época, usou da estrutura da prefeitura para potencializar a campanha eleitoral do filho. A condenação do TRE-SE já foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Diante dos fatos, o MP Eleitoral argumentou que a condenação do TSE leva à inelegibilidade por oito anos, a contar das eleições de 2018, consequentemente, ele e o filho, Talysson ficam impedidos de se candidatar até 2026.
Leia mais:
TRE-SE julga ações de impugnação à Valmir de Francisquinho nesta quinta (8)
Leia os termos de uso