Política
Por 7×0, TRE-SE nega registro de candidatura de Valdevan Noventa
Por unanimidade, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) negou, nesta segunda-feira (12), o registro de candidatura do ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) à Câmara Federal. O tribunal acatou o pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em agosto.
A ação de impugnação tem como base a condenação de Valvevan por órgão colegiado por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018. A investigação do MPE identificou fraude na prestação de contas de campanha do candidato, com depósitos e doadores irregulares. A condenação do TRE-SE foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Noventa teve o mandato cassado, em abril.
Além disso, Valdevan foi alvo de operação da Polícia Civil de São Paulo que cumpriu mandados de busca e apreensão em nove endereços espalhados pelos dois estados. Cinco deles possuem ligação com Valdevan.
A suspeita é que tenham sido movimentados cerca de R$20 milhões por ano em recursos provenientes de propina. Valdevan, que estava à frente do Sindicato de Motoristas de São Paulo, ainda é suspeito de enriquecimento político. Segundo a polícia, R$29 milhões do patrimônio dele provém de extorsão de trabalhadores e empresas durante sua atuação no órgão.
Em agosto, Justiça de São Paulo determinou o afastamento do candidato de qualquer função que exerça, além de proibir que o mesmo tenha acesso à sede ou a qualquer outro ambiente relacionado às atividades do sindicato.
Leia mais
Polícia apreende 41 cavalos de raça sem documentação em haras de Valdevan Noventa
Leia os termos de uso