Justiça
TSE multa Lula por campanha eleitoral antecipada nas redes sociais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em R$ 10 mil por campanha eleitoral antecipada. A decisão foi emitida nesta terça-feira (13), pela ministra Maria Claudia Bucchianeri, que solicitou que o PT e Lula retirem das redes trechos de vídeos com pedidos de voto antes do período permitido. A ação foi movida pelo Novo e PDT.
O placar final no plenário ficou em 6 a 1, sendo o ministro Ricardo Lewandowski o único a divergir de Bucchianeri. Ele concordou com a multa, mas não com a retirada dos vídeos. O juiz do TSE entendeu que, como já começou o período de campanha, não faz sentido derrubar os vídeos em que Lula pede voto.
Em 3 de agosto, durante comício em Teresina (PI), Lula pediu que os apoiadores votassem nele, no candidato a senador Wellington Dias (PT) e no candidato a governador Rafael Fonteles (PT).
“Cada mulher ou cada homem do Piauí que tem disposição de votar em mim, que tem disposição de votar no Wellington, eu queria pedir para vocês que no dia 2 de outubro vote em mim, vote no Wellington, mas primeiro vote no Rafael porque ele vai cuidar do povo do Piauí”, disse Lula a militantes, na ocasião.
De acordo com a Lei das Eleições a propaganda eleitoral é válida a partir de 16 de agosto sendo encerrada um dia antes do pleito, que esse ano cai no dia 2 de outubro.
Leia mais
Empresário Teixeira Caminhões desiste de ser suplente de Eduardo Amorim
Leia os termos de uso