Política
Valmir de Francisquinho diz que continua candidato a governador e que vai vencer no primeiro turno
Candidato ao Governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), afirmou que continua na disputa do pleito e vencerá ainda no primeiro turno. As declarações aconteceram durante entrevista à Rádio na 103 FM. No dia 8 desse mês, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) impugnou o registro de candidatura de Valmir.
Durante a entrevista, o postulante criticou o senador e também candidato ao Governo, Alessandro Vieira (PSDB), afirmando que não são poucos os sergipanos que se arrependeram de terem votado nele. Para Valmir, apesar de dizer que é o novo, o parlamentar mudou de partido três vezes, em quatro anos e se juntou a políticos corruptos. ” Não tem moral para falar de ninguém. Ele fala mal de Amorim, mas não diz que o procurou várias vezes, em busca do seu apoio”.
Na quarta (14), Alessandro publicou um vídeo um suas redes sociais para questionar sobre os votos de oposição em Sergipe, fazendo críticas a Valmir, que mantém candidatura mesmo inelegível pelo TRE-SE. “A quem interessa anular os votos de oposição em Sergipe?”, perguntou o senador.
Em agosto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação do ex-prefeito de Itabaiana. Valmir e seu filho, Talysson de Valmir, candidato a deputado federal, tiveram as candidaturas contestadas pelo MP Eleitoral por terem sido condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018. De acordo com a ação, Francisquinho, que era prefeito do município de Itabaiana à época, usou da estrutura da prefeitura para potencializar a campanha eleitoral do filho. A condenação do TRE-SE já foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Diante dos fatos, o MP Eleitoral argumentou que a condenação do TSE leva à inelegibilidade por oito anos, a contar das eleições de 2018, consequentemente, ele e o filho, Talysson ficam impedidos de se candidatar até 2026.
Leia mais:
‘A quem interessa anular os votos de oposição em Sergipe?’, questiona Alessandro Vieira
‘Vamos continuar nossa campanha’, afirma Valmir em coletiva
Leia os termos de uso