Economia
Levantamento do IBGE aponta que desemprego é maior entre pessoas com deficiência
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (21), um levantamento que revela que pessoas com deficiência estão menos presentes no mercado de trabalho. Ao considerar as pessoas com idade a partir de 14 anos, os dados mostram que 28,3% deste público participa do mercado de trabalho. Este número é equivalente a menos da metade das pessoas sem deficiência (66,3%).
De acordo com o IBGE, o levantamento considerou as pessoas empregadas e que estão a procura de emprego. O órgão usou a Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2019 e divulgada em agosto de 2021. O analista do IBGE, Leonardo Athias, explicou os dados em comunicado divulgado pelo instituto. “Além de a taxa de participação das pessoas com deficiência ser bem menor do que a de pessoas sem deficiência, elas têm uma taxa de desocupação maior, que indica uma maior dificuldade em conseguir emprego”.
Conforme os dados, as pessoas com deficiência de 15 a 29 anos têm mais dificuldade para encontrar emprego. Em comparação, o índice de desemprego chega a 25,9% contra 18,1% de pessoas sem deficiência com a mesma idade.
Leia os termos de uso