Política


Sergipe registrou mais de 542 mil votos nulos para governador no 1º turno


Publicado 03 de outubro de 2022 às 13:00     Por Fernanda Sales     Foto Fernando Frazão / Agência Brasil

Sergipe registrou 542.062 mil votos nulos para o cargo de governador do Estado durante o 1º turno dessas eleições, o que corresponde a 39,78% dos votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda de acordo com o TSE, o total de votos brancos ficou em 62.604, cerca de 4,60%.

Após todas as urnas serem apuradas, Rogério Carvalho contabilizou 44,70% dos votos válidos, ou seja, 338.796 votos. Já Fábio Mitidieri recebeu 38,91%, ou seja, 294.936 votos válido.

Como ambos os candidatos, Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD), não atingiram mais de 50% dos votos válidos, eles disputarão o segundo turno eleitoral para governador, que ocorrerá no dia 30 de outubro.

A Corte não revelou a quantidade de votos dada ao candidato impugnado Valmir de Francisquinho (PL), que como já havia sido divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foram considerados nulos. O TSE havia negado, por unanimidade, na última quinta-feira (29), o pedido de suspensão do indeferimento do registro de candidatura do ex-prefeito de Itabaiana.

Os votos creditados a Valmir como nulos não foram contabilizados e divulgados em sua totalidade, ou seja, os votos inclusos como nulos não são apenas direcionados ao candidato impugnado.

Abstenções
Ainda segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 306.653 eleitores sergipanos, que estavam aptos a votarem, não compareceram às urnas neste 1º turno das eleições. O valor corresponde a 18,35%.

Em escala nacional, a abstenção atingiu 20,9%, porcentagem que significa que mais de 32 milhões de eleitores brasileiros não foram às urnas, mesmo aptos a votarem.

Leia mais:
Sergipe terá segundo turno entre Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri – AjuNews
STF nega liminar e mantém Valmir fora da disputa ao governo de Sergipe
Plataforma do TSE altera status de candidatura de Valmir de Francisquinho para indeferido



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso