Política
Bolsonaro volta a criticar urnas e afirma que equipamentos são ultrapassados e antigos
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar a confiabilidade do sistema de urnas eletrônicas e afirmou que os equipamentos são ultrapassados e antigos, “geração do final dos anos 1990”.
Em entrevista para a Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, Bolsonaro também destacou que deixou a análise do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais está nas mãos das Forças Armadas.
“Olha, diz a Polícia Federal que as urnas são inauditáveis. Não existe sistema eletrônico que seja perfeitamente blindado. Se nunca teve, vai chegar a hora. O que a gente sempre busca é dar mais uma camada de transparência. É isso que nós lutamos no passado”, afirmou o presidente.
De acordo com o chefe do Executivo Federal, como as Forças Armadas foram convidadas a integrar uma comissão de transparência eleitoral, ele não está se envolvendo.
“As Forças Armadas têm uma equipe enorme lá no comando de defesa cibernética, que trabalham nessa questão. E todos são unânimes em dizer que não existe sistema impenetrável, sistema inviolável”, completou.
O último levantamento de intenções de voto realizado pelo Datafolha apontou que o atual presidente segue atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. O petista segue com 49% das intenções de voto totais, contra 44% do chefe do Executivo.
Leia mais:
Em primeiro debate do 2° turno, Bolsonaro e Lula trocam sorrisos e até ‘mão no ombro’
Leia os termos de uso