Saúde


Sergipe inicia análise de testes para detecção da varíola dos macacos


Publicado 25 de outubro de 2022 às 10:00     Por Redação AjuNews     Foto Peter Ilicciev/ Fiocruz

O Laboratório Central de Saúde de Sergipe (Lacen) iniciará, nesta terça-feira (25), as análise das amostras da Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde (SES), o potencial de processamento de cada kit é de 96 amostras, tendo o tempo/resposta para o resultado de 7 dias.

“Os kits chegaram hoje e o Lacen já pretende testá-los e soltar os primeiros resultados amanhã. Desse modo, teremos uma velocidade na confirmação e descarte de casos, o que aumenta o acesso aos exames. Acreditamos que as pessoas entendendo que os exames são céleres vão procurar as unidades de saúde para testar e, caso, o resultado seja positivo, ficarem em isolamento”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes.

A chegada dos kits viabilizará a detecção de casos positivos para o vírus. “A principal vantagem é a velocidade de resposta, porque, anteriormente, eram juntadas amostras e enviadas para o laboratório de referência sem nenhum controle de quando sairiam os resultados”, afirma Marco. Anteriormente, as amostras eram enviadas para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocuz).

De acordo com os dados do último boletim Monkeypox, divulgado no dia 20 de outubro, já são 18 casos confirmados até o momento, dois casos suspeitos, um provável caso e 103 já foram descartados, em Sergipe.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso