Política


TSE: Julgamento que decide vaga sergipana na Câmara entre PT e Republicanos é adiado após pedido de vistas


Publicado 03 de novembro de 2022 às 16:45     Por Dhenef Andrade     Foto Divulgação

As eleições deste ano foram finalizadas, mas ainda há uma pendência em solo sergipano. PT e Republicanos brigam na Justiça pela vaga na Câmara Federal, um resquício da situação jurídica da vice-governadora e ex-candidata a deputada federal, Eliane Aquino (PT). O julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve início nesta quinta-feira (3), mas sua conclusão ficou para, possivelmente, semana que vem após o pedido de vistas do ministro Carlos Horbach.

Até o momento o placar é favorável ao candidato da direita, André Davi. São dois votos favoráveis à decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) que indeferiu a candidatura de Eliane, que estava sub judice. Sem os votos destinados à vice, o delegado, que obteve 31.597 votos, foi eleito por média na última vaga, das oito disponíveis, da Câmara Federal. Já Daniel contabilizou 68.969 votos, mas pelo coeficiente eleitoral não teria alcançado o suficiente para a reeleição.

No dia seguinte ao primeiro turno, no entanto, um revés retirou André dos eleitos, entrando em seu lugar João Daniel (PT), que estaria reeleito. A mudança se deu depois da decisão do ministro do TSE, Sergio Banhos, que acatou o pedido da defesa de Aquino e contabilizou os votos da petista, o que favoreceu o colega de partido.

O AjuNews tentou contato com a assessoria dos dois parlamentares, mas não obteve retorno até o momento da postagem desta matéria.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso