Polícia
PM-SE cria Comitê especial e estabelece medidas para combate ao coronavírus
O Comitê Gestor de Saúde para auxiliar os integrantes da Polícia Militar de Sergipe (PM-SE) no combate ao novo coronavírus (covid-19) foi criado pelo comandante-geral da corporação, coronel Marcony Cabral, durante reunião realizada nesta quarta-feira (18). De acordo com a PM, participam do comitê médicos do Hospital da Polícia Militar (HPM) que estabelecerão medidas estratégicas para prevenção do contágio do vírus como forma de proteger os policiais.
Segundo o coronel Marcony, o comitê serve para colocar em prática medidas para dar aos policiais militares melhores condições de trabalho. “Criamos o comitê gestor, com a participação dos médicos da Polícia Militar, para demonstrar que o comando da Corporação entende a gravidade da situação. Por conta disso, estamos implementando medidas que serão de fundamental importância para contermos a proliferação desse vírus que vem assolando o mundo”, explicou.
Segundo o capitão Sérgio, médico infectologista e membro da equipe do comitê a proteção individual será direcionado para o uso das máscaras e do álcool gel. Além disso, o médico ressaltou a importância de ter mais de uma muda de uniformes, para que, a cada fim de expediente de trabalho ela seja lavada, afim de que no turno seguinte, o policial utilize uma completamente higienizada. “Como o contato físico costuma ser frequente, pois estão constantemente nas ruas, é importante que os policiais militares utilizem as máscaras. E, ao término das abordagens, as mãos precisam ser higienizadas com álcool gel ou lavadas com água e sabão sempre que possível”, completa.
Quanto ao manuseio de equipamentos, o médico afirma que existem vários pontos que devem ser higienizados frequentemente com o objetivo de evitar a proliferação do vírus. “Nas ações internas, principalmente as atividades administrativas, será preciso aumentar a higienização em maçanetas, mesas e portas. Além disso, devemos deixar o ambiente o mais ventilado possível. Os cumprimentos pessoais devem se resumir simplesmente às continências, respeitando uma distância de em média um metro e meio para o contato”.
Em relação às ações externas, o capitão Sérgio orienta que é importante que processo de higienização seja realizada frequentemente nos principais pontos de toques das viaturas como volante, câmbio, maçanetas, entre outros.
Leia os termos de uso