Política


Rogério Carvalho deve votar em Pacheco para presidência do Senado


Publicado 31 de janeiro de 2023 às 06:01     Por Peu Moraes     Foto Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Rogério Carvalho (PT) deve votar em Rodrigo Pacheco para presidência do Senado na próxima quarta-feira (1). Conforme publicado pela revista Exame no dia 26, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

O encontro, fora da agenda, durou quase três horas e serviu para ratificar o apoio do bloco governista à candidatura de Pacheco. Na disputa pelo Senado ainda estão o senador eleito em 2022, Rogério Marinho (PL), que foi ministro do Desenvolvimento Regional no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o colega de partido, Eduardo Girão (PSD).

Para vencer, o candidato precisa de, pelo menos, 41 votos favoráveis. Se ninguém atingir esse número, a votação vai para o segundo turno. Veja como está o cenário conforme os apoios recebidos. O PT (9) e PDT (3), que somam 12 congressistas, já confirmaram estar do lado do presidente do Senado.

Também são da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso e, por isso, formam aliança com Pacheco: MDB (10), PSB (2), Rede (1) e Cidadania (1). Com isso, os aliados do candidato à reeleição somam entre 50 e 55 votos.

Por outro lado, o PL (13), o PP (6) e o Republicanos (4) formaram um bloco para apoiar Marinho. Os três juntos concentram 23 votos. O líder do PL, Carlos Portinho (RJ), disse que vai pedir à bancada que revele o voto, estratégia para angariar apoio dos indecisos na hora da votação. Portinho está confiante e disse que Marinho “tem votos para ganhar”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso