Política


Jeferson Andrade: diálogo e experiência são diferenciais no novo comando da Alese


Publicado 02 de fevereiro de 2023 às 06:56     Por Dhenef Andrade e Peu Moraes     Foto Reprodução / Alese

Peça importante na gestão de Belivaldo Chagas (PSD), o filho do conselheiro do Tribunal de Contas do estado (TCE), Ulices Andrade, Jeferson Andrade (PSD), de 42 anos, agora vai atuar em outra frente pelo biênio 2023-2025. Andrade assume o posto de presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), após eleição da nova mesa diretora da Casa que aconteceu, nesta quarta-feira (1), na solenidade de posse dos deputados estaduais, em Aracaju.

Jeferson, que está em seu quarto mandato e esteve por oito anos no cargo de Primeiro Secretário, teve o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD) para que começasse as interlocuções com os eleitos para construção da chapa. No fim, a formação da nova mesa diretora fechou nos nomes de Luciano Bispo (PSD), Garibalde Mendonça (PSOL), Marcelo Sobral (União), Carminha Paiva (Republicanos, e Paulo Júnior (PV).

Essa não foi a primeira vez que Andrade tenta chegar à presidência do Legislativo sergipano. Em 2018, ele lançou seu nome para a disputa, mas recuou e decidiu apoiar a reeleição de Bispo. Em 2022, Jeferson foi o mais votado do seu partido, com 35.909 votos, e somado à bagagem que conquistou ao longo dos anos se tornou o melhor nome da base de Mitidieri para comandar a Casa.

Desde o lançamento de sua pré-candidatura para a presidência, Jeferson vem pregando o diálogo. Prova disso é a configuração da chapa e a articulação com todos os deputados. Entre os 24 deputados, 20 deles estão na base do governo. Em entrevistas anteriores, Andrade afirmou que ‘fará o possível para garantir a governabilidade’ de Mitidieri. A longeva experiência no TCE e como primeiro secretário dão a Jeferson capacidade para lidar com os trâmites burocráticos e ajudar no fluxo das discussões da Casa.

Além disso, o bom relacionamento do novo presidente com os pares se demonstra essencial para firmar sua gestão. O União Brasil, que tem maior número de representantes na Alese, por meio do seu presidente estadual, André Moura, se mostrou desde o fim do pleito de 2022, confiante no nome de Jeferson para o posto, dado seu histórico e capacidade de administração.

Na posse desta quarta-feira, empossado e eleito, Andrade reafirmou seus princípios éticos e políticos, tendo a melhoria da vida dos sergipanos e o respeito à Constituição e aos Poderes da República, como norteadores de sua gestão.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso