Política


Ofícios atestam que governo Bolsonaro cortou comida de yanomamis mesmo sabendo sobre situação grave de fome, diz colunista


Publicado 12 de fevereiro de 2023 às 10:01     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Sesai

Ofícios da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), pertencente ao Ministério da Saúde, atestaram que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cortou a doação de alimentos aos yanomamis, mesmo sabendo que a situação era grave e de uma solicitação de manutenção para entrega de comida aos indígenas. As informações foram publicadas pelo colunista Carlos Madeiro, do Uol, neste domingo (12).

Encaminhados entre junho de 2021 e março de 2022, os documentos foram enviados aos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Cidadania. A reportagem obteve acesso a dois deles e informou que há a comprovação de pelo menos três solicitações tramitam com alertas graves feito pelo órgão sobre a situação nutricional dos yanomamis.

“Diante da situação atual do quadro de déficit nutricional demonstrado no relatório supracitado, ressalta-se a importância da manutenção das ações de Distribuição de Alimentos, com objetivo de minimizar emergencialmente as situações de vulnerabilidade alimentar da população indígena yanomami”, diz o texto do Ofício de 1º de fevereiro de 2022.

Conforme apurou a reportagem:

Ofício de 30 de junho de 2021 –  Relatório aponta “quadro de déficit nutricional” dos yanomamis. “Ressalta-se a importância da manutenção das ações de Distribuição de Alimentos”, destaca. Encaminhado ao Ministério da Justiça.

Ofício de 1° de fevereiro de 2022 – Texto faz novo alerta para a desnutrição, “solicitando apoio na articulação com os ministérios para a distribuição de cestas de alimentos.” Cita retirada do o povo yanomami da Ação de Distribuição de Alimentos a Grupos Populacionais Tradicionais (ADA). Documento enviado ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Cidadania. Além disso, a Sesai pediu a reinclusão no programa por ser “de extrema importância para segurança alimentar da população indígena”

Ofício de 23 de março de 2022 – O documento ressalta os termos do de 1° de fevereiro, e sugere uma data para debate do tema em reunião interministerial.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso