Política


Confira voto de sergipanos na Câmara sobre CPMI de atos do dia 8 de janeiro


Publicado 27 de fevereiro de 2023 às 09:25     Por Dhenef Andrade     Foto Arquivo / Agência Brasil

Apenas dois representantes de Sergipe no Congresso assinaram o requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para responsabilizar governo Lula (PT) por omissão nas ações para impedir os ataques de 8 de janeiro. Opositores ferrenhos ao petista, os deputados Ícaro de Valmir (PL) e Rodrigo Valadares (União) foram a favor da ação.

O autor do pedido, o deputado André Fernandes (PL-CE), confirmou, neste domingo (26),  que conseguiu o número mínimo de assinaturas, 32 no Senado e 172 na Câmara, para abrir os trabalhos da comissão. Pelas redes sociais, o ex-deputado estadual pelo PTB, Valadares questionou a esquerda pela ausência de assinaturas. “Isso mesmo! Conseguimos todas as assinaturas para instaurar a CPMI do dia 8 de janeiro e agora estamos perto de descobrir o que tanto a esquerda quer esconder e o porquê não assinaram o documento”, escreveu.

Os demais parlamentares da bancada do estado, Katarina Feitosa (PSD), Yandra Moura (União), João Daniel (PT), Fábio Reis (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos), Thiago de Joaldo (PP), não se manifestaram publicamente sobre a CPMI.

Nenhum parlamentar da base do governo apoio a ofensiva, apesar de um pedido de CPI com o mesmo tema ter sido protocolado no Senado. A relatoria da comissão mista é pleiteada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), que promete quebrar o sigilo dos documentos e vídeos para comprovar a suposta omissão de Lula e do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso