Justiça
Covid-19: Associação de militares ingressa com mandado de segurança contra o Estado
A Associação dos Militares de Sergipe (Amese) ajuizou, neste sábado (21), um mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), contra o governador Belivaldo Chagas (PSD), o comandante-geral da Polícia Militar, Marcony Cabral Santos, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Gilfran Mateus.
Segundo a entidade, a categoria sofre com a falta de equipamento de proteção individual e de materiais de higiene e assepsia das mãos (máscara, luvas e álcool em gel 70%) para os policiais militares e bombeiros que estão expostos nas ruas, trabalhando, em meio à pandemia do coronavírus, onde a população está sendo aconselhada a ficar em casa.
“Mesmo com toda a proliferação desse vírus, nesse clima de pandemia, policiais e bombeiros militares estão nas ruas para garantir a ordem e a segurança do povo sergipano. Mas o governo não está fornecendo o que é básico para preservar a saúde dos nossos homens e mulheres que estão na ativa. Esperamos que o Poder Judiciário acate essa reivindicação e determine que o Estado tome as previdências o mais rápido possível”, cobrou o presidente da Amese, Jorge Vieira.
Outro lado
Procurada na manhã deste sábado pela reportagem do AjuNews, a Polícia Militar de Sergipe (PM-SE) informou que os militares trabalham com equipamentos de proteção e acrescenta que esta semana a corporação estará recebendo um novo lote. A assessoria informa ainda que, no final da tarde da quarta-feira (18), o comandante-geral, coronel Marcony Cabral, reuniu algumas unidades para a entrega de kits básicos para prevenção ao Coronavírus. A ação aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde, localizada no bairro Ponto Novo, em Aracaju.
“O principal objetivo foi proporcionar aos policiais condições adequadas as ações de trabalho em virtude do atual contexto preventivo em relação à propagação do vírus. Foram disponibilizados álcool em gel e máscaras para policiais de unidades da capital e interior do estado. Além disso, também foram repassadas instruções sobre o uso adequado dos materiais recebidos no kit durante o atual período de contenção do vírus”, diz a nota da PM.
Leia os termos de uso