Novidades


Morre Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas do Brasil


Publicado 31 de outubro de 2024 às 05:41     Por Rita     Foto Rita

Morreu na quarta-feira (30) o pianista Arthur Moreira Lima,aos 84 anos, um dos maiores nomes deste instrumento no país. Ele estava internado no Hospital Imperial de Caridade, em Florianópolis (SC), onde morava desde 1993, devido a complicações de um câncer no intestino.

Pianista brasileiro mais laureado e aclamado, Moreira Lima teve u ma longa carreira internacional , se apresentando, nos anos 1970, com as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, com as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, além das orquestras da BBC de Londres e a Nacional da França.

Carreira

O músico nasceu no Rio em 1940, iniciou seus estudos ainda criança, e teve o primeiro recital profissional em 1949, no Theatro da Paz, em Belém (PA). À época, venceu importantes concursos no Brasil, como os Jovens Solistas, promovidos pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), em 1949 e 1952.

Ao longo de sua carreira, dedicou-se a interpretar compositores clássicos como Chopin, Brahms, Mozart e Rachmaninoff, mas também incluiu em seu repertório obras de músicos brasileiros, como Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Radamés Gnattali e Pixinguinha.

Na década de 1970, de volta ao Brasil, ampliou sua atuação para além da música de concerto. Tocou com o grupo Época de Ouro e gravou o álbum clássico “ConSertão” (1982), com Elomar, Paulo Moura e Heraldo Do Monte, pela gravadora Kuarup.

Nos anos 1980, o pianista apresentou, na extinta TV Manchete, o programa “Toque de classe”, no qual convidou nomes como Moreira da Silva, João Nogueira, Ney Matogrosso, Nelson Gonçalves e Milton Nascimento.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso