Brasil
Chuvas causam alagamentos na Bahia; ciclone deixa estado em alerta
As chuvas que atingiram a capital baiana no final da manhã desta quarta-feira (22) deixaram diversos pontos da cidade alagados e há risco de deslizamentos de terra. A Defesa Civil (Codesal) registrou até por volta das 11h50, 33 casos, entre ameaças de deslizamento e desabamento, foram registrados em vários pontos da capital baiana. A previsão para as próximas 24 horas é de chuvas fracas a moderadas, podendo ser fortes, acompanhadas por trovoadas. As chuvas, segundo o órgão, estão associadas ao sistema de baixa pressão que poderá ocasionar riscos para alagamentos e deslizamentos de terra.
A Marinha do Brasil também emitiu um comunicado com a previsão de formação de um ciclone com possíveis características subtropicais, com reflexos no Sul da Bahia, a partir de quinta (23), quando poderá ser classificado como Depressão Subtropical.
De acordo com o comunicado, a formação do ciclone está associada ao estabelecimento de uma zona de convergência sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26ºC e 27ºC. “Caso a intensidade dos ventos observados alcance ou supere 63 km/h (34 nós), o fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical ‘Kurumí’, expressão em tupi-guarani que significa ‘menino’”, explica a Marinha.
Além disso, a Marinha também informou que são esperados ventos com direção de Nordeste a Norte e intensidade de até 87 km/h (47 nós) em alto-mar, entre o estado do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo (RJ) e o estado da Bahia, ao Sul de Caravelas (BA), entre o dia 23 pela manhã e o dia 25.
Leia os termos de uso