Saúde
Covid-19: Conselho de secretários de Saúde diz que declarações de Bolsonaro são estarrecedoras
O Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conass) emitiu uma carta classificando como estarrecedoras as declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta terça-feira (24), durante pronunciamento em rede nacional na TV e rádio. Para os secretários, é preciso demonstrar ao Brasil as suas consequências e a necessidade que a população perceba a gravidade do momento que estamos vivendo com o avanço do novo coronavírus (covid-19).
“Temos, juntamente com o Ministério da Saúde, os municípios e a própria sociedade brasileira, empreendido uma intensa luta no enfrentamento da Covid-19”, diz a carta. A comunidade de saúde elogia as decisões e recomendações do Conass e do Ministério da Saúde que têm se baseado em evidências científicas, na realidade nacional e internacional e buscado inspiração nas melhores práticas e exemplos de condutas exitosas ao redor do mundo.
Os secretários afirmam que não têm qualquer intenção de politizar o problema e busca construir um bom relacionamento independente de colorações partidárias, políticas e ideológicas, consensos para o bem do Sistema Único de Saúde (SUS) e, sobretudo com a saúde do povo brasileiro.
Ao invés de desfazer todo o esforço e sacrifício que temos feito junto com o povo brasileiro, negando todas as recomendações tecnicamente embasadas e defendidas, inclusive, pelo seu Ministério da Saúde, deveríamos ver o Presidente da República liderando a luta, contribuindo para este esforço e conduzindo a nação para onde se espera de seu principal governante: um lugar seguro para se viver, com saúde e bem estar.
“Infelizmente o que vimos em seu pronunciamento foi uma tentativa de desmobilizar a sociedade brasileira, as autoridades sanitárias de todo o país. Sua fala dificulta o trabalho de todos, inclusive de seu ministro e técnicos, ressaltou.
Leia os termos de uso