Economia
Empresários pedem reabertura parcial do comércio em Aracaju
Empresários de diversos ramos pediram durante manifestação, nesta sexta-feira (27), que o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), para flexibilizar a abertura do comércio em Aracaju. O protesto que reuniu cerca de 100 pessoas aconteceu no Calçadão da João Pessoa. Os manifestantes propuseram a reabertura comercial entre às 8h e 15h. Para esta tarde, às 14h, o grupo promete fazer uma carreata.
Nesta semana, o chefe do Executivo Estadual disse durante reunião com os outros 26 governadores do país, em uma videoconferência, que não vai recuar das medidas de combate ao coronavírus adotados pelo Estado. “Nós vamos continuar com as medidas até então adotadas no estado de Sergipe, porque entendemos que, para tanto, seguimos a orientação do Ministério da Saúde e dos médicos, da área sanitária, infectologistas, etc. Não vamos recuar nenhum milímetro com relação ao que estamos fazendo até o presente momento. “, disse Belivaldo.
A declaração de Belivaldo ocorreu um dia depois do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que criticou medidas de isolamento social adotadas por estados e municípios brasileiros. Os governadores pedem medidas como a suspensão do pagamento de dívidas e empréstimos com a União e bancos públicos federais e a imediata aprovação do Projeto de Lei Complementar 149/2019, conhecido como Plano Mansueto, que implementa um novo programa de auxílio financeiro a estados e municípios.
Na quarta-feira (25), em reunião capitaneada pela Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio), empresários relataram que o decreto que estende até o dia 17 de abril o fechamento dos estabelecimentos comerciais e de órgãos governamentais, com exceção dos serviços essenciais, pode prejudicar a economia do estado. Antes do decreto, a expectativa dos empresários era que tudo voltasse à normalidade nesta sexta.
A reunião contou com representantes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES). Juntos, eles entregariam, nesta sexta, um documento ao governador com as aspirações da categoria.
Leia os termos de uso