Economia
Bolsonaro: carro já emplacado não precisa trocar para placa do Mercosul
Nem todos os veículos precisarão trocar placas para o novo padrão Mercosul. A medida foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quarta-feira (22), por meio do Twitter. A exigência do novo padrão começa a valer a partir do próximo dia 31.
Na rede social, Bolsonaro informou que as novas placas valem para o veículos que serão emplacados pela primeira vez. “Não será exigido a troca de placas. As atuais valerão até o fim da vida útil do veículo. Placa nova apenas para carros novos ou em caso de furto ou dano”, disse o presidente.
A implantação da placa padronizada do Mercosul já havia sido adiada seis vezes. Bolsonaro, que declarou publicamente ser contrário a adoção do modelo, afirmou que a decisão foi tomada por governos petistas e que sua gestão alterou algumas exigências para não causar “prejuízo” aos proprietários de veículos.
“Da maneira como estava previsto na Resolução 729/2018 (anterior ao atual governo), as placas custariam o dobro do preço das atuais e todos seriam obrigados a trocá-las. Seria um negócio bilionário para os fabricantes de placas evitado por nós”, comentou.
– PLACAS MERCOSUL –
1- As primeiras tratativas para unificar os modelos de placas dos paises do MERCOSUL iniciaram em 2010 durante o governo Lula. A placa MERCOSUL foi efetivamente criada em 2014, no governo Dilma, já com a participação da Venezuela.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 22, 2020
3- Não será exigido a troca de placas. As atuais valerão até o fim da vida útil do veículo. Placa nova apenas para carros novos ou em caso de furto ou dano.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 22, 2020
Leia os termos de uso