Justiça
Advogada com Covid-19 é denunciada pelo Ministério Público após tossir na porta de vizinhas
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) entrou com representação contra a advogada Andrezza Cecília Mantovani Buss, conhecida nas redes sociais como “Japa Mantovani”, atuando como influenciadora digital e apresentadora de TV. Em um vídeo que viralizou no WhatsApp, ela afirmou que foi diagnosticada com o novo coronavírus (covid-19) e suas vizinhas estão “pirando” porque ela usou o elevador para pegar comida.
“Elas não sabem que eu passei de trinco em trinco dando uma tossidinha na porta da casa delas para largar mão de serem idiotas e fofoqueiras”, contou. Na representação, o MP declarou que a advogada dispõe de mais de 80 mil seguidores nas redes sociais e tem “indiscutível poder de influenciar as massas”. O texto ainda destacou que, mesmo que seja apenas uma brincadeira de mau gosto, no contexto de pânico vivenciado pela sociedade, o comentário “pode provocar reações indesejadas ou criar uma situação de pavor”.
“O uso inadequado das mídias sociais, em tempos normais, já constitui um problema, mas agora é algo impensável, com imensa capacidade de atormentar terceiros e gerar reações desproporcionais em tempos de pandemia do novo coronavírus sendo a primeira potencial reação, a disseminação de comportamentos de mesma natureza, por conta principalmente do poder de influência da indigitada, o famigerado efeito manada”, diz trecho da representação.
Entre os pedidos do Ministério Público estão o levantamento dos antecedentes criminais de “Japa Mantovani” e uma audiência preliminar para oferecimento de transação penal (uma espécie de acordo para desafogar a Justiça). Os promotores também propuseram a retratação dela nas redes sociais e multa de um salário mínimo destinada à Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, no oeste do Paraná.
Leia os termos de uso