Política
Bolsonaro deve exonerar ministro da Saúde nesta segunda (6), diz jornal
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, será demitido nesta segunda-feira (6) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato de exoneração do ministro deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União, após a reunião com todos os ministros convocada pelo presidente para as 17h desta segunda. A saída do ministro ocorre em meio à crise da pandemia do novo coronavírus no país. A informação é do jornal O Globo.
O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania de Bolsonaro, é o mais cotado para substituir Mandetta. Osmar almoçou com o presidente e mais quatro ministros que despacham do Palácio do Planalto nesta segunda, Walter Braga Netto, da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional.
A saída do titular da Saúde é justificada, segundo auxiliares do presidente, após uma série de críticas do presidente à sua atuação no enfrentamento à covid-19. Ele foi acusado por Bolsonaro de falta de humildade, em entrevista na última quinta-feira (2), e contrariou o presidente ao defender o isolamento e o distanciamento social para combater a disseminação da covid-19.
Leia mais
Bolsonaro convoca todos os ministros para reunião nesta segunda (6)
Leia os termos de uso