Saúde
Bolsonaro demite Mandetta do Ministério da Saúde; oncologista Nelson Teich assume posto
Após semanas de desavenças, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quinta-feira (16). Mandetta confirmou a demissão em sua conta no Twitter. O oncologista Nelson Teich, que se reuniu com o presidente pela manhã, deve assumir o cargo.
Desde o início da crise do novo coronavírus (covid-19), o ministro e presidente vinham se desentendendo sobre a melhor estratégia de combate à doença. Enquanto Bolsonaro defende flexibilizar medidas como fechamento de escolas e do comércio para diminuir os efeitos na economia do País, permitindo que jovens voltem ao trabalho, o agora ex-ministro manteve a orientação da pasta para as pessoas ficarem em casa.
A recomendação do titular da Saúde segue o que dizem especialistas e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que consideram o isolamento social a forma mais eficaz de se evitar a propagação do vírus.
Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020
Leia os termos de uso