Cidades


Edvaldo determina uso obrigatório de máscaras e abertura de setores do comércio de Aracaju; veja atualizações


Publicado 28 de abril de 2020 às 14:49     Por Dhenef Andrade     Foto Ana Lícia Menezes/ PMA

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), optou por seguir as medidas adotadas no decreto estadual, anunciadas na tarde da segunda-feira (27), e decidiu ampliar a flexibilização do comércio, suspender aulas em escolas e universidades no município, até o dia 31 de maio, e obrigar o uso de máscaras de proteção para a população aracajuana. As novas determinações foram incluídas, nesta terça-feira (28), no decreto municipal que trata sobre ações para o combate a propagação do novo coronavírus (covid-19) em Aracaju.

De acordo com o documento, permanece suspenso até o dia 7 de maio o funcionamento de academias, teatros, cinemas, shoppings centers, casa de shows e bares. Restaurantes e lanchonetes estão autorizadas a funcionar apenas com o sistema delivery. Pela atualização, também continua proibida a realização de eventos e de atividades em parques, praias e demais áreas de lazer da cidade.

Conforme o decreto do governo estadual, a partir desta terça podem voltar a funcionar escritórios de advocacia e contabilidade, locadoras de veículos, lojas de tecidos e armarinhos. No próximo sábado (2), retomam o funcionamento lojas de cosméticos, perfumarias, relojoarias, móveis e eletrodomésticos. Por fim, na próxima segunda-feira (4), estão autorizados a retomar suas atividades consultórios médicos, papelaria, livraria, lojas de climatizadores e podologia.

De acordo com Nogueira, foram adotado critérios para que a capital atenda a flexibilização estabelecida no decreto estadual. “As atividades listadas pelo Governo do Estado são atividades que não aglomeram pessoas. Então decidimos por flexibilizar, permitindo a reabertura gradual, a partir de hoje, desde que as especificidades para garantia da segurança dos frequentadores e trabalhadores sejam mantidas, como o uso de máscaras e a disponibilidade de álcool em gel. Outro fator é que também será obrigatório o uso de máscaras pela população, seja em ônibus, nos estabelecimentos ou nas ruas. Os órgãos municipais atuarão na fiscalização para que as medidas sejam cumpridas”.

O prefeito também esclareceu que a prefeitura realiza estudos e que novas decisões serão tomadas mediante a evolução dos casos em Aracaju. “Tudo deve ser feito de maneira estruturada para que não aconteça uma explosão de casos em Aracaju”, disse.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso