Saúde


Mulheres são as que mais recorrem ao apoio psicológico em Aracaju


Publicado 15 de maio de 2020 às 12:41     Por Roberta Cesar     Foto Marcelle Cristinne / Prefeitura de Aracaju

Na última semana, mais de 400 pessoas recorreram ao Serviço de Apoio Psicológico, coordenado pela Rede de Atenção Psicossocial (Reap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju. Dos 400 atendimentos, 77,5% foram realizados a mulheres, segundo levantamento feito pela prefeitura.

De acordo com os dados do boletim da última semana, a faixa etária dos 30 aos 41 anos aparece na primeira colocação das pessoas que mais recorrem ao serviço, seguida das idades entre 51 e 60 anos, e dos 21 aos 30 anos.

A ansiedade por causa do isolamento social imposto pelo novo coronavírus (covid-19) está entre os principais motivos para recorrer ao serviço, segundo a pasta. A maioria dos atendimentos são de pessoas com a faixa etária de 21 a 40 anos.

Ainda de acordo com o levantamento, entre os motivos que levam as pessoas a recorrer ao serviço, 24,6% foram por ansiedade devido ao isolamento social, 16,6% medo e 15,1% sono irregular. O serviço ainda registrou outras motivações, como preocupação com outra pessoa, alteração no apetite, conflitos familiares, angústia e sintomas depressivos.

Serviço
As pessoas que desejarem receber apoio psicológico devem ligar para o número (79) 3304-3599 de segunda à sábado, das 8h às 20h. Por não se tratar de psicoterapia, a pessoa pode ligar quantas vezes precisar.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso