Saúde


Possível vacina para covid-19 terá preço acessível, afirma pesquisador


Publicado 16 de maio de 2020 às 18:10     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Governo de Sergipe

Para garantir acesso amplo para a população, possível vacina para a covid-19 não será cara, segundo afirma o Adrian Hill, diretor do Jenner Institute, da Universidade de Oxford, responsável pelo desenvolvimento do projeto de prevenção da doença. Ele acredita que em julho ou agosto já será possível saber se a droga funciona e qual o seu nível de eficiência. As informações são da Agência Reuters, publicadas neste sábado (16).

“Não será uma vacina cara. Será uma vacina de dose única. E será fabricada para atender um suprimento global e em muitos locais diferentes ao mesmo tempo. Este sempre foi nosso plano”, disse.

A droga experimental foi nomeada de ChAdOx1 nCoV-19, e é uma das primeiras a apresentar resultados positivos para uma possivel vacina. Segundo a reportagem, dados preliminares de um estudo em seis macacos apontaram que alguns daqueles que receberam uma única injeção dela desenvolveram anticorpos contra o vírus. Em 28 dias, todos desenvolveram proteção.

O pesquisador disse que os dados são encorajadores e reforçou o alto grau de confiança de sua equipe de que os testes em andamento em humanos, iniciados em abril, também mostrarão resultados positivos. Mais de mil pessoas fazem parte dos testes, em que metade recebeu a vacina experimental e a outra metade serve como grupo de controle. Mesmo não tecendo muitos comentários sobre resultados, Hill deu a entender que, até agora, está dentro do esperado. “Você pode concluir que, se o teste ainda estiver em andamento, como certamente está, isso significa que não houve grandes transtornos”, disse.

Especialistas em saúde e em doenças ressaltam que o processo que envolve o fim da pandemia da covid-19 passa pela descoberta de uma vacina. O desafio reside em encontrar uma que funcione e que doses sejam amplamente distribuídas.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso