Economia
Covid-19: Demissões afetam 13% das famílias e 40% das empresas no Brasil, diz jornal
Com o avanço da pandemia no Brasil e o fechamento do comércio e de estabelecimentos não essenciais, as demissões, suspensões de contratos ou cortes de jornada e de remuneração afetaram 53,5% das famílias no país. Entre elas, as que recebem até R$ 2.100 foram as mais atingidas. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira (19).
De acordo com a publicação, na média de todas as faixas salariais, quase 13% das casas tiveram um membro demitido. Já nas empresas, cerca de 45% das que operam nos serviços e na construção já cortaram seus funcionários. No comércio não foi diferente, mais de um terço do total também demitiu trabalhadores; e na indústria, uma em cada quatro empresas também. Em média, nesses quatro setores, 40% do pessoal já foi demitido.
Ainda segundo o jornal, neste cenário econômico imposto pela pandemia, dados de uma pesquisa entre 2.528 empresas e 1.300 consumidores revelam uma parada brusca na economia brasileira. De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre FGV), são poucos os setores que ainda não são afetados pelas medidas de isolamento social. A grande exceção são os supermercados.
Leia os termos de uso