Saúde


Covid-19: Mais de 14 milhões de brasileiros levam ao menos duas horas para chegarem a uma UTI


Publicado 25 de maio de 2020 às 12:17     Por Dhenef Andrade     Foto Arquivo / Agência Brasil

Tempo gasto para que brasileiros cheguem a uma unidade de saúde pública pode ser de até 21 horas. Esse é o casos de moradores de Novo Aripuanã, no Amazonas, considerada a cidade mais distante de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por vias terrestre, conforme aponta um levantamento feito pelo jornal Globo com dados do Ministério da Saúde e do Google, divulgado nesta segunda-feira (25).

De acordo com o estudo, 14,3 milhões de pessoas levam pelo menos duas horas de distância, de carro, para receberem atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados chamam a atenção, em especial, pelo fato do país estar em meio ao epicentro da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na América Latina, com mais de 300 mil casos confirmados da doença.

Ainda segundo o levantamento, outros dois milhões de pessoas, espalhados em 77 cidades, não conseguem chegar a uma unidade de saúde por terra. São necessárias viagens de barco ou de avião, o que pode estender o percurso por dias. Mais 40 outros milhões de brasileiros, ou 20% da população do país, tempo até chegar a uma UTI leva pelo menos uma hora. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Sul apresentam situação mais preocupante.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso