Saúde


Bahia: Secretaria da Saúde descarta suspeita de coronavírus em japonês


Publicado 29 de janeiro de 2020 às 09:38     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Google Street View

Após um japonês dar entrada no Hospital Couto Maia, em Salvador, com suspeita inicial de Coronavírus, na madrugada desta quarta-feira (29), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que o caso não se enquadra nos parâmetros colocados pelo Ministério da Saúde, com base nos protocolos internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a doença. O paciente foi transferido do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Jacaraci, interior da Bahia. Ele mora no distrito de Irundiara, em Jacaraci, e visitou recentemente seu país de origem, que tem quatro casos oficiais da doença.

“Em 28 de janeiro, foi notificada a existência de um paciente internado no município de Jacaraci com quadro de infecção respiratória e história de viagem ao Japão, com escala nos Estados Unidos. O paciente foi transferido para o Instituto Couto Maia, referência estadual em doenças infecciosas, e a avaliação inicial não preenche critérios para enquadrar como caso suspeito de infecção pelo coronavírus”, diz trecho da nota divulgada.

A secretaria detalhou que todas as medidas habituais de isolamento para casos suspeitos de infecção por vírus do grupo influenza (H1N1, H3N2, Influenza B) estão sendo tomadas. Ressaltou ainda que apenas no ano passado foram confirmados na Bahia 1.821 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por vírus respiratórios, com 132 óbitos. Toda a rotina laboratorial para diagnóstico de casos semelhantes é conduzida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Segundo a prefeitura municipal de Jacaraci, o paciente suspeito de infecção pelo vírus “2019-nCov” foi atendido, no último dia 25, e mantido em isolamento no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição. “Ressaltamos, que o paciente é japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o voo que o trouxe ao Brasil, motivo pelo qual o serviço de saúde municipal emitiu uma notificação epidemiológica”, disse a prefeitura. Ainda de acordo com a prefeitura, todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sesab e OMS foram tomadas de forma imediata pela equipe de saúde.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso