Política
Nike muda ‘Just Do It’ para ‘Don’t Do It’ na luta contra o racismo após morte de George Floyd
“Let’s all be part of the change” ou, traduzindo, “Vamos todos fazer parte da mudança” foi a mensagem que acompanha um vídeo da Nike postado nas redes sociais, nesta sexta (29). A frase faz parte da resposta em sintonia com o movimento contra o racismo nos Estados Unidos após a morte de George Floyd. A informação foi publicada no jornal Folha de S.Paulo, neste sábado (30).
Floyd, um homem negro, foi abordado por policiais na cidade de Minneapolis, no noroeste dos EUA, algemado e teve o pescoço prensado contra o chão por uma das autoridades com o joelho. “Eu não consigo respirar”, dizia ele antes de perder a consciência. A empresa de artigos esportivos entrou no tema após o episódio e transformou o slogan “Just Do It” em “Don’t Do It”.
“Desta vez, não faça. Não finja que não há um problema na América”, diz a companhia. “Não dê as costas para o racismo. Não aceite que vidas inocentes sejam tiradas de nós.” A morte de George Floyd desencadeou manifestações em diversas cidades dos Estados Unidos, que já chegaram ao quinto dia, neste sábado.
O presidente americano, Donald Trump, ameaçou usar ‘poder ilimitado’ das Forças Armadas para conter os atos anti-racismo. “Governadores e prefeitos progressistas devem agir de modo MUITO mais duro ou o governo federal avançará e fará o que tem que ser feito, o que inclui usar o poder ilimitado das nossas Forças Armadas e muitas prisões”, escreveu Trump no Twitter.
Não é a primeira vez que a Nike apoiado a causa. Em 2018, a empresa fez uma campanha com o jogador de futebol americano Colin Kaepernick, que atuava na NFL. Em 2016, o atleta se ajoelhou durante a execução do hino nacional antes de partidas para protestar contra o racismo. Alguns consideraram o ato desrespeitoso.
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