Saúde
Covid-19: MonitorAju atendeu a mais de 17 mil pessoas em Aracaju
O MonitorAju já prestou atendimentos a 17.300 mil pessoas em Aracaju até este domingo (31). O sistema foi implementado pela prefeitura no dia 19 de março e tem por objetivo orientar a população aracajuana sobre o novo coronavírus (covid-19), além de fazer a triagem e monitoramento de casos sintomáticos da doença.
O serviço é feito por profissionais da saúde que foram deslocados do atendimento direto por estarem no grupo de risco para a covid-19. De acordo com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), o MonitorAju evita que as pessoas se desloquem desnecessariamente às Unidades Básicas de Saúde.
“É importante que população aracajuana acione o MonitorAju quando apresentar sintomas associados a síndrome gripal, quando estiver em isolamento domiciliar e/ou aguardando resultado do exame para covid-19, por que daí já poderemos monitorar a evolução do quadro de saúde dos usuários antes mesmo da confirmação do caso positivo, e assim conseguir tranquiliza-los quanto ao isolamento correto e seguro”, reforçou a coordenadora do MonitorAju, Cynthia Rocha.
A coordenadora ainda ressalta que cerca duas mil pessoas estão sendo monitoradas, ou seja, pessoas que apresentaram sintomas da doença e que recebem ligações diárias durante os 14 dias a contar do primeiro dia de sintomas.
O serviço pode ser acessado de três formas: via telefone, pelo número 156, no período das 7h às 19h; por passageiros que desembarcam no aeroporto Santa Maria, no bairro Aeroporto, Zona Sul de Aracaju, por meio de cadastro; e pelo site do MonitorAju, através do preenchimento de formulário. Atualmente, Aracaju é o epicentro da covid-19 em Sergipe com 3.944 casos confirmados e 68 mortes.
Leia mais
Aracaju reúne cerca de 60% dos casos confirmados de covid-19 de Sergipe
Leia os termos de uso