Economia


Secretário da Fazenda de Sergipe diz que não tem condições de antecipar 13º salário de servidores


Publicado 18 de junho de 2020 às 18:29     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Alese

Em participação na sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (18), o secretário da Fazenda do Estado, Marco Antônio Queiroz, afirmou que a antecipação do 13º salário aos servidores públicos ativos não será possível. Presença do secretário buscou avaliar o cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2020.

“Com muito custo, está conseguindo pagar a folha”, disse ele alegando que o mês de abril foi muito ‘duro’ em relação às receitas do governo estadual. Ainda segundo o secretário, até o mês de março, Sergipe apresentava um crescimento econômico planejado, mas que a crise na arrecadação gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) no setor produtivo afetou as contas em abril.

Queiroz citou a menor arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “O ICMS esse ano estava num comportamento ascendente em relação a 2019. Em março, ainda teve um comportamento superior, mas em abril e maio, houve um descompasso”.

Sobre as despesas com a Previdência de servidores, o secretário avaliou que ainda não foi possível perceber impactos positivos gerados pela Reforma da Previdência, uma vez que ela começou a valer no mês de abril, último do quadrimestre.

Queiroz ainda apresentou que dívida consolidada de Sergipe é de R$ 5 bilhões, mas que o estado não é considerado endividado. “O Estado de Sergipe fecha com uma dívida consolidada dentro do esperado. Sergipe está dentro do limite da resolução do Senado para a dívida dos estados da federação”.

Ao fim da fala, o secretário concluiu que, embora o mês de abril e maio tenham trazido um grande impacto na economia, no geral, os dados do quadrimestre são positivos.

Leia mais

Secretário estadual da Fazenda apresenta na Alese planejamento econômico nesta terça

Secretário da Fazenda apresenta impactos na economia após pandemia na Alese



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso