Economia
Reabertura gradual da economia em Sergipe começa nesta terça (23)
O Plano de Retomada e Abertura Gradual da Economia, em Sergipe, começa a vigorar nesta terça-feira (23), prevendo o retorno gradual de atividades socioeconômicas consideradas não essenciais em três fases, subdivididas em bandeiras laranja, amarela e verde. O estado sergipano atingiu, neste domingo (21), 18.985 casos de covid-19 e 426 mortes.
Na primeira fase, serão reabertos escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens e etc), e clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia.
Também serão retomados, na terça, o comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal, e templos e atividades religiosas (30%).
De acordo com o Governo do Estado, a abertura se dará levando em consideração a disseminação da doença, ou seja, os cenários de evolução da pandemia, e a capacidade do sistema de saúde, em termos de leitos, insumos e recursos disponíveis.
O Estado afirma que também são levados em consideração os protocolos sanitários, de saúde e higiene no trabalho e a adesão da população às restrições sociais.
Atualmente, o estado está na fase com o nível máximo de restrição de atividades não essenciais, com algumas flexibilizações. Em seguida, vêm as etapas laranja, identificada como controle; amarelo, de flexibilização; e verde, de abertura parcial ou normal controlado.
A previsão do Estado é que o estado chegue a 95% de flexibilização em seis semanas, se forem cumpridos os parâmetros de taxa de ocupação de leitos, indicadores complementares e decisão do Comitê Gestor de Retomada Econômica (Cogere).
A partir da primeira fase, cada uma das próximas etapas precisa obedecer a um prazo de 14 dias, e só haverá flexibilização caso os parâmetros de saúde estabelecidos no Plano de Retomada sejam cumpridos. O estado alerta que o cronograma pode ser prorrogado, dependendo do comportamento dos indicadores epidemiológicos. Poderá haver regresso à fase anterior, caso os parâmetros piorem e o Cogere avaliar necessário.
Leia mais
Belivaldo anuncia reabertura do comércio, igrejas e volta dos treinos de futebol em Sergipe
Leia os termos de uso