Economia


Covid-19: Aumento do número de casos e da taxa de ocupação em leitos de UTI pode atrapalhar inicio da retomada do comércio


Publicado 22 de junho de 2020 às 16:50     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / PMA

Com o número de infectados pelo covid-19 chegando a 18.985 e com 526 internados em hospitais da rede pública e privada de Sergipe, a retomada da economia, com a flexibilização das medidas de isolamento social no estado, anunciada pelo governador, Belivaldo Chagas (PSD), na última segunda-feira (15), pode não acontecer.

De acordo com dados do último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste domingo (21), a taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto públicas, exclusivas para pacientes diagnosticados com covid-19, está em 62,3%, o que representa 99 dos 159 leitos.

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no bairro Capucho, região Oeste de Aracaju, o maior do estado, está com 27 dos 28 leitos de UTI ocupados. Já o Hospital Universitário de Sergipe (HU-SE), no bairro Santo Antônio, Zona Norte da capital, já alcançou o total da capacidade de atendimento, com todos os 14 leitos ocupados.

Na rede privada a situação é mais grave. Ainda segundo divulgado pela SES, todos os hospitais particulares estão com taxas de ocupação em suas UTIs acima de 70%. O hospital São Lucas e Primavera, ambos na Zona Sul de Aracaju, apresentam mais de 100% em leitos ocupados. De acordo com a SES, os pacientes excedentes à capacidade precisaram ser transferidos para leitos de contingenciamento.

Para a retomada econômica gradual em Sergipe, segundo Belivaldo, serão analisados critérios técnicos, como a taxa de ocupação de leitos de UTI e número de casos, além de números de óbitos e outros indicadores.

A fase Laranja do Plano de Retomada Econômica está prevista para ser iniciada nesta quarta-feira (24), com a abertura gradual de templos e atividades religiosas, salões de beleza, barbearias, consultórios e alguns setores do comércio.

Leia mais

Covid-19: Aumento do número de casos e da taxa de ocupação em leitos de UTI pode atrapalhar inicio da retomada do comércio



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso