Saúde
Com quase 20 mil infectados com covid-19, Sergipe possui 575 pacientes internados em hospitais
Mais 49 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19) foram internados, entre a segunda-feira (22) e esta terça-feira (23), em hospitais de Sergipe. Assim, subiu para 575 a ocupação de leitos destinados para o tratamento da doença. Com o número ascendente de infectados, chegando a 19.883 em todo o estado, a rede de saúde sergipana corre riscos de colapsar.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no bairro Capucho, região Oeste de Aracaju, maior unidade hospitalar de Sergipe, voltou a ter 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.
Outros dois hospitais de grande porte na capital também tiveram aumento nas internações nos últimos dois dias. O Cirurgia, localizado no Centro da capital, possui 17 dos 20 leitos ocupados para o SUS, o que representa uma taxa de 85%.
Já no Hospital Universitário de Sergipe (HU-SE), no bairro Santo Antônio, no Centro, possui apenas um leito disponível. Outros 13 estão com pacientes em estado grave causada pela covid-19. Ainda segundo os dados da SES, ao todo, a rede estadual possui 67,5% de taxa de ocupação em leitos de UTI.
Na rede privada, três das seis unidades hospitalares que possuem leitos de UTI exclusivas para a doença estão com mais de 100% de ocupação. Com a alta procura por atendimento, São Lucas, Primavera e o Renascença, todos na região Sul, tiveram que disponibilizar leitos de contingenciamento.
Leitos particulares do Cirurgia, com 95% de ocupação, Gabriel Soares, com 83,3%, e a Unimed, com 100% de ocupação, completam a lista de hospitais particulares. De acordo com a SES, com 111 leitos com pacientes, rede particular de saúde possui 112,1% de taxa de ocupação.
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), adiou o início da fase laranja, primeira do Plano de Retomada Econômica do estado, para a próxima segunda-feira (23) diante do aumento de internações. Templos religiosos e salões de beleza foram retirados da lista de serviços liberados na fase inicial em Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, cidades com maior número de casos.
Leia mais
Belivaldo exclui salões de beleza e templos religiosos da fase laranja de retomada da economia na Grande Aracaju
Covid-19: Aumento do número de casos e da taxa de ocupação em leitos de UTI pode atrapalhar inicio da retomada do comércio
Leia os termos de uso