Saúde
Huse registra redução de mais de 80% no atendimento de queimados neste São João
Diferentemente de anos anteriores, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou uma redução de 84,8% o número de vítimas de queimaduras na véspera e noite de São João, dias 23 e 24 de junho. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o Pronto Socorro da unidade atendeu apenas cinco pessoas que se queimaram durante os festejos juninos, sendo três por líquido superaquecido e dois por fogos.
Ainda de acordo com a pasta, das vítimas acidentadas por fogos de artifício, uma continua internada na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do hospital porque a lesão na mão foi mais profunda e de terceiro grau, as outras foram medicadas e já receberam alta médica.
No ano passado, da véspera até a noite de São João, o Huse registrou 33 atendimentos a vítimas de queimaduras. Naquele período foram quatro adultos (3 de Aracaju e 1 de Carira), dois deles envolvendo fogos de artifício, além de uma criança do município de Itabaianinha, com queimadura por líquido quente.
Na avaliação da referência técnica da cirurgia plástica do Huse, Moema Santana, a redução se deve ao apelo que foi feito pelos profissionais e atendido pelas pessoas. Além desses fatores citados pela profissional, a redução expressiva de vítimas por queimaduras se deu também devido à pandemia da Covid-19 e o isolamento social, que fizeram as famílias adaptarem os festejos juninos.
“Estamos muito felizes porque ano passado nós tivemos um registro de 33 pacientes queimados na festa de São João, amputação de mão de criança de 11 anos, adulto com mão hoje totalmente amputada por bomba de alto potencial com sequelas irreparáveis e para vida toda, grandes queimados, crianças com queimaduras graves e esse ano nós não tivemos essa gravidade”, disse.
Leia os termos de uso