Política
STF mandou para a primeira instância casos iguais ao de Flávio Bolsonaro
O Supremo Tribunal Federal (STF) já encaminhou para a primeira instância pelo menos dois processos judiciais contra parlamentares investigados por algumas irregularidades quando eram deputados estaduais. Os casos são semelhantes ao do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), e também incluem servidores nomeados em seus gabinetes. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo, nesta sexta-feira (26).
Segundo a publicação, essas decisões foram em maio de 2018, na época, o ministro do STF, Dias Toffoli, mandou para uma vara criminal de primeira instância no Paraná uma ação contra o então deputado federal Takayama (PSC-PR). O parlamentar foi acusado de empregar 12 pessoas em seu gabinete entre 1999 e 2003, que prestavam serviços particulares.
O ex-deputado estadual, Édio Lopes (PL), também teve sua ação judicial levada para a primeira instância. O ministro do STF, Gilmar Mendes, enviou para a comarca de Boa Vista, em Roraima, o processo em que o parlamentar foi acusado de nomear servidores fantasmas em seu gabinete nos anos de 2005 e 2006.
Leia os termos de uso