Justiça
PF prende blogueiro bolsonarista após risco de fuga para o Paraguai
O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, ex-assessor do Ministério dos Direitos Humanos, foi preso em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (26), pela Polícia Federal (PF). Ele é investigado na Operação Lume, que apura financiamento e organização de atos antidemocráticos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional.
Segundo divulgado pelo site Metropoles, Eustáquio era monitorado pela polícia pois havia riscos de ele deixar o país e seguiu para o Paraguai. Há duas semanas, o blogueiro foi alvo de um mandado de busca e apreensão autorizado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele também autorizou o mandado de prisão desta sexta após pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Eustáquio defendeu “ruptura institucional de maneira oblíqua”. O blogueiro, que é sócio de uma empresa de comunicação, é ligado à líder do grupo de extrema-direita autointitulado “300 do Brasil”, Sara Winter, que ficou detida por dez dias e agora está em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.
Leia os termos de uso