Polícia
Polícia descobre paradeiro de “Homem Pateta” que estimula suicídio
A Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) está investigando o caso do “Homem Pateta”, um perfil nas redes sociais que induz crianças e adolescentes ao suicídio. O suspeito se identifica como Jonatan Galindo em suas redes sociais e usa imagens que remetem ao personagem Pateta, da Disney. As informações foram publicadas pelo Metrópolis, nesta terça-feira (30).
Segundo a publicação, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) constatou, com informações da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), que o homem seria italiano e já teria sido preso no seu país de origem.
As investigações ainda estão no começo, a polícia está apurando a veracidade das informações e da identidade do suspeito. Os policiais de Brasília não tem nenhum registro de casos locais envolvendo o personagem.
No entanto, foram identificados diversos perfis com o Homem Pateta, que se aproximam de crianças e adolescentes no Facebook com mensagens que podem induzir ao suicídio. O primeiro perfil foi criado na Europa, em 2017, com publicações em espanhol.
Até o momento, não há casos confirmados no Brasil, porém algumas contas vinculadas ao personagem já apresentam conteúdo em português.
Leia os termos de uso