Política
MPF entra com ação contra Ricardo Salles e pede afastamento cautelar do ministro
O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, seja afastado do cargo. O pedido, realizado nesta segunda-feira (6), aponta que Salles tem atuado para acabar com a proteção ao meio ambiente no país, o que configura improbidade administrativa.
Os procuradores do MPF elencaram diversas ações do ministro que contribuíram para a desestruturação da política ambiental brasileira, como o esvaziamento de conselhos consultivos, desmonte de órgãos de fiscalização ambiental (Ibama e ICMBio), redução orçamentária e decisões que enfraqueceram leis ambientais.
Por se tratar de ação de improbidade administrativa, o processo será analisado na 1ª Instância da Justiça Federal, em Brasília. De acordo com a CNN, fazem parte da ação, além de procuradores do Distrito Federal, integrantes da Força-Tarefa Amazônia do MPF.
O MPF pediu o afastamento cautelar de Salles, o que pode fazer com que ele seja retirado do cargo antes do julgamento do mérito do caso. Os procuradores alegaram que a permanência dele no Ministério pode acarretar consequências irreparáveis para o meio ambiente.
Leia os termos de uso