Política
Deputados aprovam projeto que pede criação de WhatsApp para denúncia de violência contra mulheres em SE
Os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta-feira (6), o projeto que solicita ao governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), que crie um canal de WhatsApp através da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE) e da Secretaria de Justiça (Sejuc), para que mulheres façam denúncias de violência e situações de insegurança. A propositura é de autoria do deputado Dr. Samuel Carvalho (Cidadania). Durante a sessão remota na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foram aprovadas quatro moções e 10 indicações.
Do deputado Luciano Pimentel (PSB), foi aprovada a Indicação nº 387/2020, solicitando à SSP-SE, uma viatura policial bem como o aumento do efetivo para o município de Aquidabã. Já de autoria do deputado Georgeo Passos (Cidadania), foram aprovadas duas indicações, solicitando a Belivaldo, a recuperação da Rodovia SE-175, no trecho entre o município de Nossa Senhora da Glória e os povoados Jibóia e São Mateus da Palestina, zona rural de Gararu.
Além da Indicação nº 390/2020, de autoria do deputado Garibalde Mendonça (MDB), solicitando ao governador, a colocação de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Rodovia 230, nas proximidades do Trevo Curituba em Canindé do São Francisco.
Moções
Na oportunidade, foram aprovadas quatro moções: a primeira de aplausos, de autoria da deputada Janier Mota (PL), aos profissionais da saúde que estão na linha de frente da batalha contra a covid-19, os quais são parabenizados através dos médicos Rodrigo Santos de Araújo e Danilo Melo Medeiros, além da enfermeira Débora dos Santos Feitosa.
A segunda, de autoria do deputado Dr. Samuel, ao Projeto de Lei nº 1985/2019, de iniciativa da deputada federal Margarete Coelho (PP-PI), dispondo sobre a permanência do profissional Fisioterapeuta nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs), adulto, pediátrico e Neonatal;
De autoria da deputada Maria Mendonça (PSDB), foi aprovada a Moção de Apelo ao governador do Estado, em função do Projeto de Lei que institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, a Lei de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana, criada e elaborada pelo Conselho Estadual de Cultura;
E por fim, a Moção de Aplausos, de autoria da deputada Maiza Mitidieri (PSD), à presidente do Conselho Estadual de Direito da Mulher, Érika Leite Santana, estendendo-se a toda rede de proteção e Defesa da Mulher, em reconhecimento a todo trabalho desenvolvido no combate à Violência contra as mulheres.
Leia os termos de uso