Saúde


Após escassez, prefeitura de Aracaju recebe remédios para intubação de pacientes com covid-19


Publicado 06 de agosto de 2020 às 19:00     Por Roberta Cesar     Foto André Moreira / Prefeitura de Aracaju

A prefeitura de Aracaju recebeu, nesta quarta-feira (5), medicamentos utilizados na sedação de pacientes que necessitam de intubação, principalmente aqueles diagnosticados com covid-19. Os remédios foram enviados pelo Ministério da Saúde e repassados ao município pelo governo do Estado.

De acordo com a gestão municipal, após acionar o Ministério Público Federal (MPF) para tratar da escassez de medicamentos, o órgão oficiou o Ministério da Saúde solicitando informações. Em Aracaju, os estoques municipais estavam no limite, o que poderia comprometer o atendimento prestado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo a pasta, foram recebidos 2.213 doses de Besilato de Atracúrio 10MG; 486 doses de Brometo de Rocurônio 10mg. A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, afirmou que o órgão irá reabastecer imediatamente os estoques das unidades que realizam o procedimento e que continuará buscando a regularidade do fornecimento junto ao Ministério da Saúde, pois a quantidade encaminhada é insuficiente para a demanda municipal.

“O Ministério da Saúde encaminhou um quantitativo que nos dá cobertura no tratamento por aproximadamente 12 dias. Se conseguirmos regular os pacientes mais graves de forma rápida e caso não tenhamos pacientes com dificuldade de sedar, o consumo dessas medicações dura um período maior, podendo chegar a 30 dias. Por isso, reforçamos a necessidade de seguir as recomendações sanitárias de uso de máscara, distanciamento social, lavagem constante das mãos”, explicou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso