Política


Líder do governo na Câmara de Aracaju afirma que PL que suspende pagamentos da previdência tem amparo legal


Publicado 13 de agosto de 2020 às 11:27     Por Eduardo Costa     Foto César de Oliveira / Câmara de Aracaju

Líder do governo municipal na Câmara de Aracaju, o vereador Vinícius Porto (PDT) defendeu, em entrevista ao AjuNews, a legalidade do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 5/2020 que autoriza a prefeitura a suspender o recolhimento ao regime próprio de Previdência, suspendendo o pagamento da parte patronal da previdência dos servidores até o final do ano.

Vinícius destacou que o projeto tem previsão legal, de acordo com a Lei Complementar 173 e a Portaria 1.486, ambas do Governo Federal. Segundo ele, elas permitem que os municípios brasileiros que tenham a previdência própria possam suspender esses pagamentos de forma provisória até dezembro sem qualquer tipo de dano ao Fundo Previdenciário. De acordo com o vereador, os valores serão pagos novamente a partir de janeiro acrescidos de IPCA e juros de 0,5% ao mês, e foram a saída para uma grande queda de arrecadação do município e a manutenção dos ganhos dos servidores.

“De abril a julho tivemos uma queda de receita em torno de torno de R$ 44 milhões. Se formos analisar até o fim do ano, vamos ter uma queda de arrecadação na ordem de R$ 90 milhões. O município de Aracaju tem que adotar as medidas possíveis para assegurar que o salário e o 13º dos servidores sejam pagos em dia. Temos amparo legal e estamos tranquilos de que ninguém será prejudicado”, afirmou.

Vinícius Porto também falou sobre a reunião realizada na manhã desta quinta-feira (13) entre vereadores e o secretário de Planejamento, Augusto Fábio; o secretário da fazenda Jeferson Passos; a presidente do Aracaju Previdência, Avilete Ramalho; e o Secretário Municipal de Governo em exercício, Nildomar Freire.

“Houve a reunião com a participação de secretários, a presidente do Aracaju Previdência e todos os vereadores. Os parlamentares fizeram questionamentos e todos foram respondidos. Mais democrático do que isso, impossível”, completou o parlamentar.

Leia mais:
Após ser acusada de pedalada fiscal, prefeitura de Aracaju explica pausa no pagamento do repasse previdenciário
Câmara aprova urgência na votação de PL que suspende pagamento da prefeitura de Aracaju na Previdência



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso