Educação


UFS publica editais para alunos em vulnerabilidade socioeconômica acessar aulas de forma remota


Publicado 05 de setembro de 2020 às 11:40     Por Roberta Cesar     Foto Adilson Andrade / Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgou, nesta sexta-feira (4), três editais para apoio aos estudantes que não têm condições financeiras para acessar as aulas na modalidade de ensino remoto. Os editais estão abertos no período de 10 a 14 de setembro. Segundo a instituição, o plano de ajuda aos alunos têm as opções de oferta de chips de acesso à internet com tráfego patrocinado, auxílio pecuniário para compra de equipamentos e auxílio para compra de tecnologias assistivas, direcionadas a alunos PcD.

Para se inscrever, os estudantes da graduação fazem a solicitação de Auxílios Especiais através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para a pós-graduação stricto sensu e educação básica (Codap), a inscrição será realizada por preenchimento de formulário que estará disponível no Sigaa quando o aluno acessar o sistema.

De acordo com a UFS, todos os candidatos deverão preencher o Cadastro Único no Sigaa, anexando todos os documentos comprobatórios atualizados. Quem já preencheu o cadastro este ano, deve atualizar as informações e os documentos de comprovação de renda para participar do edital.

Alunos que não possuem acesso à internet e que se encontram com insuficiência de recursos financeiros, podem concorrer ao edital para concessão de tráfego patrocinado, desde que possuam renda per capita familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo e estejam devidamente matriculados.

Nesta modalidade, os alunos em vulnerabilidade socioeconômica que declaram não possuir acesso à internet com plano de dados suficiente para acompanhar as atividades acadêmicas recebem um “chip” de operadora de telefonia celular e volume de tráfego patrocinado no referido chip.

A disponibilização do chip e do tráfego patrocinado será feita pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os chips deverão ser retirados pelos beneficiados, após agendamento, nas diversas unidades da UFS. O aluno que cadastrar endereço de uso do “chip” em outro Estado, poderá solicitar o envio, pelos Correios, para o endereço de uso. O chip é de uso exclusivo do discente e será cancelado em caso de mudança de vínculo ou trancamento de matrícula. Clique aqui para acessar o edital.

Além disso, o segundo edital é destinado ao cadastro e seleção de alunos para recebimento do benefício de R$ 1.400,00, em parcela única, para aquisição de dispositivo eletrônico (tablet, laptop, desktop) que permita o acompanhamento e a realização das atividades acadêmicas.

Alunos regularmente matriculados e com vínculo ativo na graduação presencial, pós-graduação stricto sensu e educação básica da UFS podem se inscrever. É necessário declarar não possuir equipamento que permita acompanhar as atividades acadêmicas, ter renda per capita familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo, e não possuir nenhum tipo de vínculo empregatício.

O equipamento deverá ser cadastrado em um sistema próprio da universidade com a nota fiscal em nome do aluno. Ao término do vínculo do estudante, trancamento, abandono ou nova matrícula, o equipamento tem de ser transferido ao patrimônio da universidade.

Ainda segundo a UFS, eventuais recursos excedentes da aquisição de equipamentos poderão ser usados em ações de manutenção acadêmica pelo aluno, desde que não ultrapasse 25% do valor do benefício. Clique aqui para acessar o edital.

Já o terceiro edital, cujos benefícios podem ser recebidos cumulativamente com os demais, destina-se a alunos admitidos em vagas de Pessoa com Deficiência (PcD) ou com necessidades educacionais especiais atendidos pela DAIN que necessitem de equipamentos complementares ou tecnologias assistivas para acompanhar as atividades acadêmicas.

Para concorrer ao benefício de R$400,00, em parcela única, os alunos devem ter renda per capita familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo, estar regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial, da educação básica ou da pós-graduação stricto sensu, e não possuir nenhum tipo de vínculo empregatício.

O equipamento será de uso pessoal e obrigatoriamente relacionado à deficiência ou à necessidade educacional apresentada, mas deve ser cadastrado em sistema próprio da UFS com a nota fiscal em nome do aluno. Clique aqui para acessar o edital.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) informou que as solicitações de matrícula para o semestre 2020.1 começam no dia 30 de setembro. O início das aulas está previsto para o dia 19 de outubro. O retorno às aulas na modalidade remota foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) em reunião ocorrida na quarta-feira (2).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso