Política


PSL, PL, Solidariedade e PMB apresentam atas idênticas de reuniões ao TSE, diz jornal


Publicado 06 de setembro de 2020 às 10:00     Por Peu Moraes     Foto José Cruz / Agência Brasil

O levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo com base nas atas de reuniões partidárias apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou trechos idênticos entre si dos partidos Partido Social Liberal (PSL), Partido Liberal (PL), Solidariedade (SD) e Partido da Mulher Brasileira (PMD). As informações foram publicação pelo jornal, neste sábado (05).

De acordo com a publicação, as realizações das reuniões são obrigatórias pelo Tribunal para que sejam definidos os critérios de distribuições do bilionário fundo eleitoral, a maior fonte de recursos públicos para os candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais previstas para novembro deste ano.

A reportagem traz como exemplos, as atas das reuniões em que o partido do deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE) teria definido as diretrizes para distribuição dos seus recursos, datada de 3 de junho de 2020, traz a transcrição de uma situação que se assemelha nos mínimos detalhes, incluindo praticamente as mesmas palavras e os mesmos erros de português, a uma descrita na reunião do PL, com data de realização de quase um mês antes, 13 de maio.

Ainda segundo o jornal, os dois partidos ocupam sedes vizinhas, no nono andar de um dos principais prédios de escritórios de Brasília. A ata da reunião do PL descreve a seguinte cena, que teria se desenrolado às 15h do dia 13 de maio, uma quarta-feira, na sala 903 do Centro Empresarial Brasil 21, região central de Brasília:

“A senhora secretária-geral, Mariucia Tozatti, fez uso da palavra, para destacar a todos os presentes que entendia que o PL deveria, na distribuição de seus recursos, contemplar os mesmos critérios adotados pelo legislador, demonstrando o fortalecimento de suas bancadas no Congresso Nacional”, diz o documento. A ata da reunião do PSL descreve uma cena similar, que teria se desenrolado às 9h do dia 3 de junho, também uma quarta-feira, em uma sala no corredor oposto ao do PL, a 906, sede nacional do partido.

O PSL disse não saber informar a razão da coincidência com a ata do PL, se limitando a dizer que a reunião ocorreu nos termos descritos no documento entregue à Justiça. Em nota, a assessoria de imprensa do PL afirmou que o documento apresentado ao TSE reproduz fielmente a reunião e as decisões tomadas pela sigla. “A redação do texto que consta da ata citada obedece aos critérios exigidos pela legislação vigente e registra, criteriosamente, os termos da decisão liberal para a distribuição do fundo eleitoral, encaminhada à Justiça Eleitoral.”

O jornal encaminhou perguntas para o email da assessoria de imprensa do PMB informado no site do partido, mas não obteve resposta. O telefone informado no site oficial não completa chamadas. O Solidariedade disse, também por meio de sua assessoria de imprensa, que a reunião de 2020 foi efetivamente realizada de forma virtual, através de aplicativo de videoconferência, em 8 de junho, “exatamente como consta em sua ata, a qual foi devidamente assinada eletronicamente pelos que se fizeram presentes”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso