Política


Davi Alcolumbre adia votação no Congresso de veto à desoneração da folha de pagamento


Publicado 07 de setembro de 2020 às 13:00     Por Peu Moraes     Foto Jefferson Rudy / Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), cancelou a sessão do Congresso marcada para quarta-feira (09), em que poderia ser votado o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas até o fim de 2021. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo, nesta segunda-feira (07). De acordo com a reportagem, líderes do Senado e da Câmara pressionam pela derrubada do veto e para que a sessão seja marcada logo, mas o governo quer negociar.

“Como nesta semana tem um feriado e o presidente Rodrigo Maia (da Câmara) resolveu cancelar a agenda, também não haverá sessão do Congresso. Ficará para a próxima semana” disse o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO). Atualmente, 17 setores intensivos em mão de obra são beneficiados pela desoneração, que acaba no fim do ano. Na MP 936, da redução de jornada e salário, os parlamentares estenderam a desoneração até o fim de 2021, mas Bolsonaro vetou.

Nessa desoneração, a empresa não deixa de pagar impostos, apenas adota outro modelo. Troca um percentual sobre a folha por uma parcela do faturamento. Na semana passada, o governo indicou que poderia prorrogar a medida por seis meses. Segundo o vice-líder do governo no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), “tudo entra nas negociações”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso