Educação


Alunos em vulnerabilidade da UFS podem solicitar apoio por ensino remoto até esta segunda (14)


Publicado 14 de setembro de 2020 às 08:42     Por Eduardo Costa     Foto Adilson Andrade/Ascom UFS

Os alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que estão em situação de vulnerabilidade econômica têm até esta segunda-feira (14) para solicitarem apoio no acesso às aulas no ensino remoto. Os três editais foram divulgados no dia 4 de setembro, e abertos no último dia 10. As aulas estão previstas para começarem no dia 19 de outubro.

Segundo a UFS, as ajudas incluem ofertas de chips de acesso à internet com tráfego patrocinado, auxílio pecuniário para compra de equipamentos e auxílio para compra de tecnologias assistivas em caso de alunos na categoria Pessoas com Deficiência (PcD).

Àqueles que não possuem acesso à internet e recursos financeiros, com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo, a universidade permite concorrência ao edital de tráfego patrocinado. O aluno receberá um chip de telefonia celular com volume de tráfego já patrocinado.

A distribuição será feita pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com os chips sendo retirados pelo beneficiado nas unidades da UFS. Quem mora em outro estado pode solicitar o envio pelos Correios.

O edital de auxílio pecuniário para compra de equipamentos seleciona alunos para receber R$ 1.400,00 de forma única para compra de dispositivos tecnológicos. Eles devem declarar que não possuem os equipamentos, ter renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo, e não possuir vínculo empregatício. O equipamento deverá ser cadastrado em um sistema da universidade com a nota fiscal em nome do aluno.

Por fim, o terceiro edital é destinado aos alunos PcD que necessitam de equipamentos complementares ou tecnologias assistivas. O benefício é de R$ 400,00 em parcela única. Os alunos devem ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo e não possuírem vínculo empregatício. Os equipamentos também devem ser cadastrados em sistema próprio da UFS com a nota fiscal em nome do aluno.

Para fazerem as inscrições, os estudantes da graduação fazem a solicitação de Auxílios Especiais através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para a pós-graduação stricto sensu e educação básica (Codap), a inscrição será realizada via formulário no Sigaa. Todos os candidatos devem preencher o Cadastro Único, anexando documentos atualizados.

No dia 5 de setembro, ao AjuNews, o pró-reitor de graduação da UFS, Dilton Maynard, afirmou que “nenhum aluno vulnerável socioeconomicamente que necessite de acesso à internet ou a equipamento para acessar os conteúdos online das aulas remotas ficará sem auxílio”.

No mesmo dia, também ao AjuNews, o membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e do Diretório Central de Estudantes da UFS, Daniel Silva de Souza, disse que se as condições de acesso, permanência e assistência psicológica não forem garantidas na universidade, estarão inaugurando um “apartheid” na instituição.

Leia mais:
UFS publica editais para alunos em vulnerabilidade socioeconômica acessar aulas de forma remota
‘Nenhum aluno vulnerável socioeconomicamente ficará sem auxílio’, afirma UFS sobre retorno das aulas
“Estarão inaugurando um apartheid”, diz representante dos alunos da UFS sobre ensino remoto na pandemia



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso