Política
Após suspender Renda Brasil, Bolsonaro autoriza criação de programa para substituir Bolsa Família via Congresso
Um dia após afirmar que o Renda Brasil não seria criado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu autorização ao relator do Orçamento no Congresso, senador Márcio Bittar (MDB), para tentar aprovar o novo programa e substituir o Bolsa Família. As informações foram publicadas pelo O Antagonista, nesta quarta-feira (16).
O senador confirmou a informação na saída do Palácio do Planalto, após reunião com Bolsonaro. “Fui solicitar ao presidente se ele me autorizava a colocar, dentro do Orçamento, a criação de um programa social que possa atender milhões de brasileiros que foram identificados durante a pandemia e que estavam fora de qualquer programa. O presidente me autorizou”.
De acordo com a reportagem, a decisão de transferir a criação do Renda Brasil para o Congresso foi tomada nesta terça-feira (15), após o presidente anunciar o cancelamento do programa, mantendo assim o Bolsa Família.
“Estou autorizado pelo presidente, ele me deu sinal verde. A partir de agora, vou conversar com os líderes do governo no Senado e na Câmara e com a equipe econômica. A ideia é apresentar na semana que vem um relatório que tenha as PECs [Proposta de Emenda Constitucional] e a criação desse programa”, destacou Márcio Bittar.
O relator do Orçamento no Congresso argumenta que não se pode deixar cerca de 20 milhões de brasileiros desassistidos. Esse seria o número de desempregados no país.
Leia os termos de uso